terça-feira, 21 de julho de 2015

Provocações Teológicas (I) : Quem não ouve "música do mundo" que atire a primeira pedra - Sobre o caso Thalles Roberto



Na última semana “viralizou” na internet um vídeo no qual o cantor Thalles Roberto dizia em um evento religioso que não mais cantaria para os evangélicos. Não demorou muito para que “pipocasse” uma enxurrada de críticas.  Em primeiro lugar quero dizer que estou muito longe de ser um “fã” do cantor. Nunca comprei seus CD´s,  muito menos ouço suas canções; não gosto mesmo. Entretanto, confesso que fiquei de certo modo curioso para ver as reações dos evangélicos nas redes sociais após o anúncio do Thalles. Li, as mais variadas frases: “Esse cantor nunca me enganou”, “desviado” “vai agora cantar música do mundo”, “Thalles agora vai cantar música secular”. É como se o Thalles deixasse de ser um cantor “sagrado” e tornasse agora um cantor “profano”, “secular”, “do mundo”.

Entretanto acredito que TODAS as músicas que ouvimos, sejam elas evangélicas ou não são do mundo; isso mesmo. Todas as músicas são do mundo. Sabe aquela música “abençoada” daquele cantor gospel “abençoado” que você tanto ouve e gosta? Aquela mesma que durante o culto você canta de mãos levantadas e até se emociona e chora? Pois é, essa música abençoada é do mundo também. O compositor dessa música escreveu-a numa linguagem do mundo (português), os instrumentos musicais eram do mundo (guitarra, violão, contra-baixo, bateria, entre outros); a plataforma a partir do qual você ouve essa música é do mundo (CD, DVD, internet, etc). Você já reparou também que os cantores evangélicos mais tocados no Brasil são de gravadoras “do mundo”? (Sony, Som livre, etc). Por isso, quem nunca ouve “música do mundo” que atire a primeira pedra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!