quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sobre as mulheres "feias" de igrejas bonitas

Igreja deve ser um lugar onde nossas feiuras se tornam belezas. Não só belezas da alma, pela ação do Espírito Santo em nós, nos transformando segundo a imagem bela de Cristo Jesus, o que a teologia cristã chama de santificação. Mas a igreja deve ser lugar de belezas exteriores também, do cultivo de uma estética do corpo.

Não estou defendendo o narcisismo,o exibicionismo, nem o culto ao corpo. O que quero defender aqui é que "feiura" não tem nada de enlevo espiritual. Sou contra o enfeiamento religioso das pessoas. É isso mesmo. A religião pode "enfeiar", ou melhor, tem muita gente feia, religiosamente falando.

Essas feiuras religiosas podem ser internas (estética da alma), como por exemplo aquelas pessoas que são religiosas "de carteirinha", mas são mesquinhas, mentalmente depravadas, arrogantemente individualistas, moralmente liberais...

E há as feiuras externas (estética do corpo), como por exemplo aquelas pessoas religiosas que pensam que ser "espiritual" tem a ver com ser feio, mal vestido, desengonçado, esquisito, apagado, de semblante carregado. Os fariseus dos tempos de Jesus não achavam que, ao jejuarem, tinham que se apresentar em público descabelados, ostentando piedade através da exibição da feiura?  

E, infelizmente, são as mulheres as principais vítimas desse "enfeiamento" religioso externo. Porque a beleza é um dom dado às mulheres (os homens podem ser no máximo "gente boa"). Mas as religiões podem contribuir para eclipsar a beleza feminina, principalmente algumas vertentes mais carrancudas do pentecostalismo no Brasil ("pentecoschatismo").

Pergunto:  que demônio há em um estojo de maquiagem?; que pecado há em um par de brincos? que escândalo há em um corte de cabelo?; que maldição traz para uma mulher uma calça?

Confesso a vocês que acho extremamente cansativa qualquer discussão em torno do problema de encontrar ou não encontrar alguma proibição bíblica ao uso de calça por mulheres. Não tenho paciência mais. E tenho pena (falo sem arrogância) das moças de igreja que vivem em angústia interna, moral, espiritual e existencial, por causa dessas chatices.

E arrisco fazer uma previsão drástica: os pastores e líderes de igrejas que acham que a atividade pastoral se resume ao papel de fiscal ou controlador do comportamento individual dos fiéis estão destinados a se tornarem obsoletos, pastoreando igrejas mirradas.

Não estou dizendo, isso é bom deixar claro, que não caiba aos pastores a orientação moral e espiritual das pessoas que pastoreiam, com base em inconfundíveis princípios cristãos. Mas caudilhismo pastoral não deve ser tolerado. O apóstolo Pedro já dizia que os pastores não devem ser dominadores do rebando.

Não faz muito tempo, convidado por um amigo, entrei em uma igreja nova, muito linda, de uma arquitetura deslumbrante. Mas o discurso do líder era horrível e mofado. Dessa parte eu me lembro muito bem: "As irmãs que forem pegas  usando jóias (esses adereços do diabo) serão impedidas de participar da Ceia do Senhor [Comunhão ou Eucaristia, como se diz em outros ramos do cristianismo]". A única coisa diabólica que vi na igreja era o próprio discurso pastoral. Pelo amor de Deus, não dá mais para a gente ouvir umas coisas dessas.

Mulheres evangélicas, eu vos escrevi porque sois belas, e a Palavra de Deus permanece em vós, é já vencestes o maligno. Pecado é deixar-se enfeiar pela manipulação religiosa; diabólica é a alienação religiosa; escandaloso é a liberdade do Evangelho sendo negada por fariseus que querem colocar sobre os ombros dos fiéis fardos pesados e difíceis de suportar, porém nem com o seu dedo estão dispostos a movê-los.



4 comentários:

  1. Como expressou-se muito bem Vinícius de Morais: "beleza é fundamental".

    ResponderExcluir
  2. É para aplaudir de pé, meu amigo.
    Excelente texto.
    Oxalá todos os líderes, principalmente os dominadores e opressores, pudessem ler e entender isso.
    Parabéns, mano.
    Oro a Deus que continue te usando sobremaneira.

    ResponderExcluir
  3. É para aplaudir de pé, meu amigo.
    Excelente texto.
    Oxalá todos os líderes, principalmente os dominadores e opressores, pudessem ler e entender isso.
    Parabéns, mano.
    Oro a Deus que continue te usando sobremaneira.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito.Concordo plenamente.Muitos líderes demonizam tudo e não percebem que suas atitudes matam a Igreja do Senhor.Parabéns pelo texto.Vai ajudar muitas mulheres cristãs.Que o Senhor continue te usando poderosamente.

    ResponderExcluir

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!