sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Fé e a Cidade



Seria uma tarefa difícil, para não dizer impossível falar de vivência cristã sem mencionar a fé, tendo em vista que o cristianismo tem como fundamento a fé em Jesus. Sendo assim, é sobre a fé que gostaria de falar aqui. Entretanto, não me refiro àquela fé que é potencializada de “dentro para fora”. Mas alguém pode perguntar: o que é uma fé de “dentro para fora”? É um tipo de fé baseada no “eu tenho que fazer”: tenho que orar, tenho que jejuar, tenho que consagrar para ter mais fé.  Não trato dessa fé aqui.  Quero falar de uma fé que é potencializada de “fora para dentro”. Mais uma vez alguém pode questionar: o que é uma fé de “fora para dentro”? É um tipo de fé que surge a partir dos desafios e problemas da vida cotidiana e que me levam a querer “ser”, “conviver” e “agir”.
Quase sempre pensamos a fé como algo que move a Deus. Não! Fé não move a Deus! Fé move a mim mesmo e me leva a “ser”. Mas “ser” o que? Diante dos desafios do nosso tempo é ser alguém comprometido com a justiça, com os problemas da cidade. É ter consciência que problemas como violência doméstica, injustiça, discriminação dizem respeito a nós e como cidadãs e cidadãos podemos sim, ajudar no enfrentamento desses problemas. Portanto, a fé me leva a ser!
Uma fé baseada no individualismo, num primeiro momento pode parecer forte, mas no fundo ela é fraca por ser egoísta. Quando alguém enche o peito e brada num alto e bom som: “Eu recebo”, “eu tomo posse”, pode parecer um “super-crente” para usar a expressão de certo teólogo. Entretanto ele é fraco, pois sua oração vai na contramão daquilo que Jesus disse “Venha a nós o teu Reino”. Nesse contexto, a fé é potencializada num ambiente comunitário; ela se solidifica na convivência. Entretanto, essa convivência não é apenas num templo religioso, ou seja, com os que são “de dentro”. Temos que ter a coragem de estabelecer pontos de contato com os que são “de fora”: as crianças órfãs e abandonadas, os adolescentes em situação de risco social (você sabia que é alto os indicies de depressão e suicídio entre adolescentes?) e todos aqueles que vivem “a beira do precipício “existencial”.
E por fim, a fé me leva a ação. Você não precisa ser um vereador ou deputado evangélico para agir ou defender os princípios do Reino de Deus (aliás, Deus não precisa de defensores ou apologistas, mas essa é uma outra história). A igreja, enquanto corpo nunca precisou de representantes no parlamento. John Wesley, o fundador do metodismo disse uma frase que ficaria famosa no decorrer dos anos: “O mundo é a minha paróquia”. Parafraseando Wesley podemos dizer hoje: “A minha cidade é a minha paróquia”. Desse modo, os problemas de nossa cidade como injustiça, fome, violência, podem ser combatidos mediante a nossa atuação, pois são esses elementos que potencializam a nossa fé e nos move a agir.

Osiel Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!