terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Um recado de Richard Baxter ao jovens pregadores reformados


Recentemente ouvi uma pregação de um jovem pastor reformado. Era tanta inteligência, eloquência, capacidade de análise e erudição teológica reunida em uma só pessoa que fiquei admirado. Contudo, o sermão terminou como um aborto ou um voo sem aterrissagem. Não porque o pregador não tenha feito uma conclusão como manda as regras da Homilética. No entanto, porque o sermão era teologicamente complexo.

Esse episódio me levou a escrever essa breve nota. Jovens pregadores reformados, cuidado com a verborragia teológica nos púlpitos. Não desperdicem a maravilhosa oportunidade de pregar a Palavra de Deus às pessoas, com vazias exibições de conceitos teóricos e abstratos do último teólogo que vocês leram. Dirijo-me especialmente aos reformados porque entre eles é mais frequente encontrarmos esse tipo de comportamento.

Isso não quer dizer que uma pregação bíblica não deva seguir parâmetros de uma boa exegese, acrescida de leituras enriquecedoras. Significa, sim, que o sermão deve necessariamente ser, além de eloquente, simples, claro e atingir o coração dos que o ouvem.

Como disse Richard Baxter, no seu clássico livro "The Reformed Pastor" (O pastor reformado): " Nosso ensino deveria ser o mais claro e simples possível. As pessoas não podem beneficiar-se de nosso ministério a menos que o possam entender. Se obscurecemos a verdade, então somos inimigos dela".


Tão grave quanto distorcer o Evangelho, como fazem alguns pregadores neopentecostais, é complexificar o Evangelho, como fazem alguns pregadores reformados. No primeiro caso, os ouvintes recebem uma comida estragada, contaminada. No segundo caso, eles recebem uma comida em uma embalagem tão complicada, que não conseguem abri-la para comer. No primeiro caso, o rebanho morre por envenenamento e intoxicação. No segundo, por inanição. Sendo assim, ambos os pregadores deixam de cumprir o propósito da pregação: comunicar a Palavra de Deus, de modo hermeneuticamente correto em linguagem clara e acessível às mentes e aos corações dos ouvintes contemporâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!